Nossas redes sociais

“Mulheres à Beira de Um Ataque de Artes” inova o conceito de exposição para falar sobre identidade feminina e sustentabilidade

Cultura

“Mulheres à Beira de Um Ataque de Artes” inova o conceito de exposição para falar sobre identidade feminina e sustentabilidade

“Mulheres à Beira de um Ataque de Artes”, com abertura no dia 08 de julho, no Centro Cultural Correios RJ, não é apenas uma exposição que pode ser definida pelo seu significado – conjunto de objetos similares, expostos para visitação pública – porque tem vida própria, ocupa todos os espaços e seduz o espectador a experimentar as sensações transmitidas por todos os trabalhos apresentados: pinturas, esculturas, fotografias, vídeo arte, instalações, performances, moda, arte, todos produzidos por mais de 30 mulheres que, com certeza, confirmam a força da identidade feminina. 

Na abertura, será lançado também o Game Art “BLW GAME – THE WORLD”, por Monica G., com a temática “Se é para mudar o mundo, nós vamos mudar jogando”. O objetivo é  provocar a conscientização, através de efeitos sonoros e visuais, da preservação da Amazônia, do Cerrado Brasileiro e dos povos originários, ou seja, do respeito ao planeta e à biodiversidade. Toda essa viagem pelo tempo será guiada pela personagem Flora, em um mundo paralelo e atemporal.

A mostra, com curadoria de Regina Nobrez e Marcia Marschhausen, e de Monica G. para as instalações, tem como objetivo destacar a presença feminina na arte contemporânea, expondo trabalhos produzidos apenas por mulheres. A exposição traz uma variedade de técnicas e estilos, utilizados como ferramenta importante para a reflexão e a discussão sobre questões relacionadas à igualdade de gênero, e para a promoção da diversidade e da inclusão no meio artístico e cultural.  

Entre as artistas que participam da mostra, nomes já consagrados e outros emergentes, nacionais e internacionais. Além das obras expostas, “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes” promoverá  atividades paralelas, como dança, apresentações teatrais, palestras, mesas-redondas e oficinas, diálogos e reflexões sobre a participação das mulheres na arte.

A expressão “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes” é inspirada no filme “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, e traz uma conotação irônica e crítica em relação à maneira como as mulheres são frequentemente retratadas na arte e na cultura. O filme, baseado na peça francesa “A voz humana” (1930), de Jean Cocteau, trata de uma mulher que evita ser abandonada pelo amante através de ligações telefônicas. Mas as mulheres que estão à beira de um ataque de artes não tem amarras, são livres em seus pensamentos e criações, e proporcionarão experiências inesquecíveis nos observadores.

Serviço
Exposição: “Mulheres à Beira de um Ataque de ArtesArtistas: coletivaCuradoria: Regina Nobrez e Marcia MarschhausenCuradoria das instalações: Monica G.Abertura: 08 de julho de 2023Visitação: 08 de julho a 19 de agosto de 2023Local:Centro Cultural Correios RJ – 2º andarRua Visconde de Itaboraí, 20 – 20010-976 – Rio de Janeiro – RJ Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12:00 às 19:00. 
Instalação de Lançamento do Game BLW GAME – THE WORLD Local: sala de vídeo – 2º andar Inauguração: 8 de Julho de 2023 Encerramento: 12 de Agosto de 2023 
Assessoria de Imprensa: Paula RamagemCensura Livre
GratuitoApoio: Centro Cultural Correios RJ/Coletivo BB/BLW Game Brasil/Círculo Ítalo-Brasileiro/Consulado Ítalo-Brasileiro

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes 

Continuar lendo
You may also like...
Comentários

Mais em Cultura

Topo