Nossas redes sociais

Com entrada gratuita, 5º Encontro de Poetas Populares realiza Mostra de Filmes da Cultura Popular Brasileira na Arena Dicró, na Penha

Cultura

Com entrada gratuita, 5º Encontro de Poetas Populares realiza Mostra de Filmes da Cultura Popular Brasileira na Arena Dicró, na Penha

A Mostra de filmes infanto-juvenis, que encerra o 5° Encontro de Poetas Populares, no dia 10 de junho, na Arena Cultural Dicró, na Penha, a partir das 15h, contempla o público infantil e o aproxima da linguagem da literatura de cordel e das narrativas que transita: o gracejo, o jocoso e o fantástico. A entrada é gratuita.

Os filmes que serão exibidos estão intimamente ligados à literatura de cordel, seja pela estética, conteúdo, o caráter lúdico e pela linguagem poética. Contemplam as temáticas do futebol, romances de amores, “causos de assombrações”, romaria e a vida simples daqueles velhos tempos da primeira metade do século XX.  A literatura de cordel é retratada e se materializando pela dita sétima arte: o audiovisual.

A Mostra exibe em um dos curtas uma disputa – “Disputa entre o diabo e o Padre pela posse do Cênte Fór na festa do Santo mendigo”. Traz a estética e a linguagem rimada e metrificada da literatura de cordel, numa cadência musical que envolve o público. Já “A moça que dançou depois de morta” apresenta o folheto cantado e a xilogravura do grande e respeitado J. Borges. A temática é recorrente na literatura de cordel e atrai a atenção, mostra o folheto cantado como era levado às feiras. Outros curtas serão apresentados como: “o Pavão misterioso” e “Cafundó dos aconchegos”. 

O encerramento da Mostra contará ainda, com a apresentação da companhia teatral Arte Influxo, com o espetáculo de contação de histórias ”O Cordel de Maria Rosa e Tião da Jumenta”. Venha participar dessa aventura cinematográfica que estimula a imaginação, levando o público presente a uma verdadeira viagem pelo imaginário popular, pela palavra, imagem e canto. 

DIA: 10 DE JUNHO 

HORÁRIO: 15h às 17h 

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Arena Carioca Dicró – Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha Circular, Rio de Janeiro

ENTRADA GRATUITA 

PÚBLICO-ALVO: Infanto juvenil – Crianças (0 a 12) e Adolescentes (12 a 18) 

REALIZAÇÃO Iracema Filmes 

CURADORIA Amo Cordel 

PROGRAMAÇÃO 

15H – Abertura da Mostra de Filmes da Cultura Popular Brasileira – 5º Encontro de Poetas Populares

15h10 – O Pavão Misterioso 

Animação • SP • Brasil • 2006 • 16 min. 

Direção de Mario Calindo

Adaptação livre da obra “O Romance do Pavão Misterioso”, cordel de autoria de José Camelo de Melo Rezende, realizado com a técnica Stop-motion. 

15h30 – Disputa Entre o Diabo e o Padre pela Posse do Cênte-Fór na Festa do Santo Mendigo 

Animação • RJ • Brasil • 2006 • 11 min. 

Direção de Eduardo Durval e Francisco Tadeu. 

Ambição de maior prestígio político leva coronel de uma cidade do interior do Nordeste do Brasil a promover partida de futebol do time local, contra time de São Paulo. O fervor religioso de seu principal jogador atrapalha seus planos. 

15h45 – Cafundó dos Aconchegos 

Animação • RJ • Brasil • 2021 • 7 min

Direção de João Niella, Rachel Aranha e Thomas Gamboa  

Alceu mora no interior do nordeste com sua avó, muito doente ela resolve lhe contar sobre o paradeiro de sua mãe, que um belo dia, encantada com o circo, resolveu se aventurar e tentar se tornar a primeira palhaça do circo Labareda e para isso ela precisou ir morar para as bandas do sudeste e nunca mais voltou. Com a morte de sua avó, Alceu vai ter que cumprir a promessa que fez para a velha senhora, encontrar a sua mãe. 

15h55 – A Moça que dançou depois de morta 

Animação • DF • Brasil • 2003 • 11 min. 

Direção de Ítalo Cajueiro 

Baseado em uma história de cordel de J.Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Um rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior 

16h15 – Encerramento com apresentação da companhia teatral Arte Influxo no espetáculo de contação de histórias ”O Cordel de Maria Rosa e Tião da Jumenta’‘.

Maria Rosa e Tião da Jumenta são dois vendedores de cordel que apresentam ao público as histórias vividas no lombo de Celestina, sua jumenta. Entre canções, rimas bonitas, romance e muitas brincadeiras, os dois contadores mostram ao público a importância da literatura de cordel.

Continuar lendo
You may also like...
Comentários

Mais em Cultura

Topo