“13 – O Musical” é o espetáculo da Broadway que marcou a estreia profissional de Ariana Grande, papel esse interpretado pela atriz Erin Borges, na montagem brasileira, que chegou a São Paulo no dia 2 de abril, no Teatro Liberdade e agora está em suas últimas apresentações, apenas até o dia 29 de maio. Pensado para o público adolescente, 13 – O Musical foi um grande sucesso na Broadway e no West End, e aborda questões do universo jovem, como o primeiro beijo, a invisibilidade perante a turma de amigos, a necessidade de pertencimento e todas as inúmeras mudanças e turbulências típicas da adolescência. Tudo isso, claro, feito de forma leve, para toda a família se divertir.
Erin Borges é atriz e cantora. Já participou de espetáculos como “Marias do Brasil”, com direção de Fernanda Chamma; a montagem brasileira do sucesso da Broadway “Escola do Rock”, com direção de Mariano Detry; “Achados e Perdidos”, com direção de Cininha de Paula e Gustavo Klein; deu vida a protagonista Maria na versão musical de “João e Maria”, com direção geral de Fernanda Chamma. A atriz já integrou o elenco de “Cadê a Criança que Tava Aqui?” e “O Garoto Honesto”, ambas da Berro Produções. Além dos palcos, Erin também é idealizadora do projeto Artistinha Solidário, uma campanha de voluntariado educativo, no qual atores mirins apoiam o sonho de outras crianças de se tornarem artistas.
O espetáculo, que está prestes a ganhar sua versão também em streaming, conta com músicas e letras de Jason Robert Brown, roteiro de Dan Elish e Robert Horn. No Brasil, ainda ganha uma adaptação com direção geral de Fernanda Chamma, direção musical de Ronnie Kneblewski e coreografia de Mariana Barros. A realização é da Bway Brasil, de Carla e William Akabane, com direção de produção de Renata Alvim e produção executiva de Eurípedes Fraga. A montagem ainda conta com dois elencos (que se revezam nas apresentações) e banda que, assim como na Broadway, são totalmente formados por talentos adolescentes.
Na peça, após se mudar de Nova York para uma pequena cidade em Indiana, Evan Goldman precisa lidar com diversos problemas típicos da adolescência, incluindo o divórcio dos pais, a preparação para seu Bar Mitzvá, além, claro, ter que encarar a vida social complicada ao chegar em uma nova escola, fazer novos amigos, tudo isso em uma nova cidade. O espetáculo estreou em 2007 em Los Angeles, indo para a Broadway em 2008 e em 2012 em Londres.