Nossas redes sociais

Laufey lança fundação para tornar a educação musical acessível

Laufey lança fundação para tornar a educação musical acessível

Cultura

Laufey lança fundação para tornar a educação musical acessível

Laufey, um dos fenômenos da música contemporânea, com mais de 4 bilhões de streams, anuncia a criação da The Laufey Foundation, uma iniciativa cujo objetivo é tornar a educação musical — especialmente os programas de orquestras juvenis — acessível para jovens de todas as origens. Em sua estreia, a fundação concederá bolsas para a Boston Youth Symphony Orchestras, o programa YOLA da LA Phil, a The Cleveland Orchestra Youth Orchestra e a dois grupos nacionais da Carnegie Hall: o NYO2 e o NYO Jazz. A expectativa é de que, nos próximos anos, essas doações se ampliem para outras orquestras ao redor do mundo.

Além da própria Laufey, AWAL, AEG Presents e a Steinway & Sons são parceiras fundadoras da iniciativa, e Warner Chappell, Catbird e Gibson Gives contribuíram com doações.

“O apoio e incentivos assim que recebi na infância levaram diretamente à carreira que tenho hoje”, diz Laufey, que recentemente lançou o single “Silver Lining”. “Sempre sonhei em oferecer o mesmo tipo de suporte e oportunidades para a próxima geração. Mal posso esperar para me conectar com a comunidade de jovens músicos!

Laufey é uma grande incentivadora da cultura, estimulando também o gosto pela literatura com o The Laufey Book Club, onde compartilha histórias e livros que influenciam suas composições. Para o lançamento de seu novo single, ela se uniu escolas de música de diversos lugares o mundo para reproduzir trechos da música nas redes sociais, criando uma ação global. Representando o Brasil, foram escolhidos o Instituto Zeca Pagodinho e a Escola de Música da Rocinha, que possuem papéis sociais importantes em suas comunidades. A primeira foi fundada pelo celebrado cantor para dar novas oportunidades através da arte para crianças e adolescentes de Xerém, na Baixada Fluminense; e a segunda traz um novo olhar para os talentos da maior favela do Brasil.

Assista “Silver Lining” na versão do Instituto Zeca Pagodinho: https://www.instagram.com/p/DICbZtSR514/

Assista “Silver Lining” na versão da Escola de Música da Rocinha: https://www.instagram.com/p/DICkNCPyG0Q 

A artista, que será uma das principais atrações do Popload Festival em São Paulo, traz no novo single “Silver Lining” uma apaixonada faixa transitando pelo jazz e pop com autenticidade, porém, em um clima de amadurecimento. O vídeo, filmado em 35mm, mostra a artista em um baile de máscaras fantástico, cercados por personagens vibrantes e coreografias inspiradas no balé “A Sagração da Primavera”, de Stravinsky. No entanto, a festa rapidamente se transforma em um cenário surreal e caótico. 

“’Silver Lining’ é uma música de amor sobre libertar sua verdadeira personalidade ao se apaixonar. Seu lado mais espontâneo e infantil vem à tona, e o desejo lhe dá coragem. Mesmo que isso o leve ao inferno, pelo menos você está com quem ama”, conta Laufey.

Atualmente com mais de 14 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 23 milhões de seguidores nas redes sociais, Laufey tem como diferencial a capacidade de unir o clássico e o moderno em seu próprio universo – chamado de Laufeyland. Isso pode ser visto até mesmo em suas referências, que vão de Cole Porter e Gershwin até Taylor Swift, e em sua base de fãs na geração Z. Várias de suas músicas (como “From the Start” e “Promise”) já ultrapassam a casa das centenas de milhões de reproduções, e sua última turnê pelos Estados Unidos e Europa teve ingressos esgotados em minutos. 

Criada entre Reykjavík e Washington, D.C., com visitas anuais a Pequim, Laufey desenvolveu sua paixão pela música ao tocar violoncelo e piano desde a infância. Em 2020 ela lançou seu single de estreia, “Street by Street” que liderou as paradas de rádio islandesas. Após o lançamento do EP Typical of Me em 2021, ela alcançou o primeiro lugar na parada de Álbuns de Novos Artistas Alternativos da Billboard com Everything I Know About Love (2022).

Em 2023, ela alcançou um novo patamar global com Bewitched, vencedor do Grammy de Melhor Álbum Pop Tradicional e maior estreia de um álbum do Jazz no Spotify. No ano passado, a trajetória de sucesso do álbum continuou com Bewitched: The Goddess Edition, trazendo quatro faixas inéditas, incluindo o hit “Goddess”. A faixa ganhou um vídeo dirigido por Celine Song (“Vidas Passadas”).

Ouça Bewitched: The Goddess Edition: https://laufey.ffm.to/goddessedition 

Assista o clipe de “Goddess”: youtu.be/u4VwzWu4P8I 

Recentemente, ela lançou o álbum ao vivo A Night at the Symphony: Hollywood Bowl, gravado ao lado da lendária Orquestra Filarmônica de Los Angeles em uma das casas de show mais icônicas do mundo. O filme-concerto passou por cinemas de todo o mundo, incluindo o Brasil.

Laufey já esgotou shows no Hollywood Bowl, Radio City Music Hall e Royal Albert Hall, além de ter se apresentado com diversas orquestras ao redor do mundo. No palco, dividiu momentos com artistas como Jon Batiste e Raye; e lançou músicas com Beabadoobee e Norah Jones – que também será parte do line-up do Popload Festival, em 31/05, com Kim Gordon e St. Vincent. 

“Silver Lining” está disponível em todas as plataformas via AWAL, e o clipe, no canal oficial de Laufey no YouTube.

Continuar lendo
You may also like...
Comentários

Mais em Cultura

Topo