A cantora e compositora mineira Luma Schiavon viaja no tempo em seu EP visual “Capítulo II”. Celebrando suas raízes e a memória afetiva musical, o trabalho traz duas músicas que passam pelo rock rural, indie, MPB e folk em um vídeo que recria elementos culturais de onde reside, Ubá, como o programa de rádio Show do Xaxá, da Rádio Educadora.
Ouça “CAPÍTULO II”: https://ffm.to/capituloii
Assista “CAPÍTULO II”: https://youtu.be/pJE5y18ODpI
Este era um programa onde grandes artistas se apresentaram, incluindo Nelson Ned, a maior personalidade ubaense depois de Ary Barroso, que iniciou sua carreira naquele palco. O auditório onde o programa era realizado foi utilizado nas gravações. Musicalmente, o projeto antecipa os rumos que a artista pretende para seu novo álbum “Roda da Fortuna”, ainda em desenvolvimento.
O EP é formado por canções dramáticas ao mesmo tempo que mantém um clima intimista e servem como um cartão de visita para uma artista plural. “Inebriada” retrata um amor fugaz e intenso e é complementada por “Vício”, que aborda a melancolia de relacionamentos turbulentos e padrões emocionais.
A trajetória de Luma começou aos 16 anos, destacando-se ao abrir shows de nomes como Phil Veras e Castello Branco. Mais tarde, lançou seu primeiro EP autoral, “Minha Lucidez é Minha Ruína”, com o single “Janeiro (Headband)”, estreando na live #ArteSalva ao lado de Zé Geraldo, marcando sua primeira aparição na TV.
Entre 2020 e 2022, Luma lançou diversos singles e videoclipes que exploraram paisagens de Minas Gerais, como “Luzes e Cachaça” começando um aprofundamento visual sobre a memória de seu estado. Em 2022, lançou “Calmaria”, uma faixa indie pop com elementos eletrônicos, iniciando colaborações inéditas, como com o produtor Matheus Saretti, que perdura até hoje. No início de 2023, integrou o álbum “Quatro Ventos” de Gessé Malmann com a faixa “De Balanço de Rede”.
Em turnê desde então e trabalhando em seu novo álbum, o trabalho de Luma Schiavon pode ser conferido em seu canal no YouTube e em todas as plataformas de música. “CAPÍTULO II” foi financiado através do Governo Federal, pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Ubá/MG.