Para Andrea Ferrer, o canto foi um caminho natural a seguir. Radicada no Rio de Janeiro, a baiana Andrea Ferrer é cantora, compositora e atriz. A artista, que vem de família musical, tem três álbuns lançados. Agora, ela apresenta o seu novo single, a música “Novos Dias”, que traz como mensagem “Nada como um dia após o outro”. A letra é da própria Andrea e musicada por sua irmã, Daniella Firpo – uma parceria recorrente em outros trabalhos também. Despretensiosos, os versos foram escritos num bloco de notas de celular, em uma poltrona de avião, no final de 2022, no pós-pandemia.
“Muitas coisas ficaram engasgadas e precisavam ‘explodir’ de alguma forma. E as palavras foram tomando conta de mim, de forma quase visceral, se fazendo poesia”, contou Andrea. “Naquela hora, me veio uma onda de sentimentos que se misturavam. Era a alegria e o alívio de perceber que as coisas estavam mudando gradativamente e que novos dias viriam. Ao mesmo tempo, sabia que a ‘jornada seria dura’, mas que novas possibilidades estavam chegando. Então, pedi à minha irmã que construísse algo ‘pra frente’, solar, com sabor de alegria e renovação.”
E é esse espírito de possibilidades, esperança e abertura ao novo que inspirou a composição. Andrea Ferrer reflete: “É sobre acordar e ver que a tempestade passou e a luz pode entrar no caminho. Muitas vezes, precisamos fazer escolhas e deixar que o novo surja em nossa vida. E temos que ter paciência, porque nem sempre o caminho e condições para a mudança são fáceis, principalmente após um período tempestuoso. Ainda que não possamos desfazer o que já foi, nem prever o que virá, é sempre bom enxergar o novo entrando em nossas vidas. Melhor ainda é acordar e perceber que tudo amanheceu mais belo e leve, depois de dias difíceis. É a esperança trazendo para a vida novas cores.”
Gravada e produzida em 2024, a música “Novos Dias” tem referências do pop music brasileira, do folk, com algumas pitadas que remetem àquele espírito Belchior. “Apesar disso, cada trabalho musical é algo tão singular, inclusive os meus anteriores, que fica difícil encaixar em algum padrão já concebido. Eu até diria que esse single tem algo muito especial e peculiar. A levada é bem gostosa e o refrão lembra um pouco Belchior.”
Misael da Hora, responsável pela produção dos arranjos e parceiro artístico de Andrea há anos, descreveu a música como “bonita e bastante radiofônica”. É esse o resultado disponível em todas as plataformas de áudio a partir desse 29 de novembro.
A influência de uma família musical levou naturalmente Andrea Ferrer ao canto, e também à carreira de atriz. Como cantora, iniciou com o projeto “Séculos”, parceria com o baixista e produtor musical Luca Maciel, quando lançou seu primeiro disco em 2003, com canções da MPB clássica. Tempos mais tarde, participou do projeto “Caetaneando”, que reuniu música, poesia e teatro a partir da obra de Caetano Veloso. Este espetáculo passou pelo Rio de Janeiro e várias outras capitais brasileiras.
Em 2010, a baiana expandiu o repertório com o segundo álbum, “Andrea Ferrer”, no qual resgatou a parceria com a irmã Daniella Firpo, mostrou seu lado compositora e desfilou seu ecletismo, indo do erudito ao pop romântico. Nos próximos dois anos, Andrea voltou para Salvador e passou por diversas casas noturnas divulgando o novo álbum e suas composições. Em 2012, na capital baiana e fluminense, fez turnê com o projeto “Andrea Ferrer Canta Família Gonzaga”, em homenagem a Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.
Em 2017, ela retorna ao Rio de Janeiro com o projeto “Versos e Reversos do Amor”, acompanhada pelo pianista Misael da Hora, que também assina a produção musical do EP “Inteira”, que Andrea lançou em 2019 com os artistas Tadeu Mathias, Daniella Firpo e Roberto Grignólio. O show de divulgação do EP reuniu as faixas autorais e releituras de grandes sucessos de compositores já interpretados e gravados por ela, como Chico Buarque, Edu Lobo, Carlinhos Brown, entre outros. Também com Misael da Hora, idealizou “Perto de Mim Outra Vez – Uma homenagem a Roberto Carlos”. O repertório do Rei também foi abraçado por Andrea após a pandemia, quando realizou espetáculos mais intimistas.
Em 2024, chegou às plataformas a música “Novos Dias”, novo single de Andrea Ferrer. Nascida em Salvador-BA e radicada no Rio de Janeiro-RJ, ela conta neste lançamento com parceria criativa de sua irmã, Daniella Firpo, produção musical de Misael da Hora e rico time de instrumentistas.
Letra
Hoje me peguei sorrindo
Acordei cantando
Parece que tudo de ontem caiu partindo
E o amanhã vai livrar o que passou
Ah, me sinto mais leve nos novos dias
Vejo cores no caminho
Mas será preciso
Construir uma nova estrada
Escolhi o útil e necessário
Minha crença é sem partido
Meu partido é o amor
Escolhi livrar-nos do castigo
E o mal se arrancou
Que horror!
Sei que a jornada vai ser dura
A fruta passada não fica madura
Mas hoje eu acordei sorrindo
Parece que tudo de ontem caiu partindo
Caiu partindo
Caiu partindo…
Ficha técnica
Andrea Ferrer – cantora e compositora
Daniella Firpo – compositora
Misael da Hora – arranjo, teclados, programações, percussão
Tuca Alves – violão de aço, guitarra, guitarra slide