Após uma década de sucesso com o espetáculo “LUIZ GAMA: uma voz pela liberdade”, Deo Garcez e Soraia Arnoni voltam a cena com novo projeto: a leitura dramatizada da peça Caminhos de Esperança, uma obra inédita da atriz e produtora Soraia Arnoni, que agora estreia como dramaturga.
Inspirada na vida de Esperança Garcia, a primeira advogada do Brasil, a trama evidencia a coragem de uma mulher escravizada no sertão do Piauí do século XVIII que luta por justiça através da escrita – ferramenta incomum para sua época. Segundo a autora, o texto se fundamenta no conceito da escrevivência, de Conceição Evaristo, para refletir sobre a importância da educação no legado de Esperança e convida o público a esperançar através do protagonismo e da resistência da mulher negra.
O evento, que integra a Mostra Cultural Consciência Negra do CCJF, será realizado às 18h do próximo dia 8 de novembro, no Cineteatro do CCJF e contará com as participações especiais do DUO PRETAS, para a abertura, e Lica Oliveira para leitura das rubricas. Além disso, haverá a entrega de homenagens a autoridades da área jurídica e celebridades da cultura.
SINOPSE: Leitura dramatizada da peça “Caminhos de Esperança”
Esperança Garcia é uma mulher escravizada em meados do século XVIII no interior do Piauí, casada com o também escravizado, Ignacio e mãe do pequeno Manoel. Sua vida muda radicalmente depois que ela e seu filho são retirados a força da Fazenda Algodões – sem o marido – e enviados a distante Fazenda Poções, então sob o comando do cruel Capitão Antônio Vieira do Couto. O que o sistema não poderia prever era a coragem e ousadia da mulher que decide lutar contra as violências e pelo direito a unir novamente a sua família.
SERVIÇO: Leitura dramatizada da peça “Caminhos de Esperança”
Data: 08 de novembro (Sexta)
Horário: 18h
Local: Cineteatro do CCJF – Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 Cinelândia – Centro (RJ)
Duração da leitura: 60 minutos
Duração do evento: 2h 30min
Classificação Etária: 12 anos
Entrada gratuita, sujeita a lotação
Retirada de ingressos na bilheteria a partir das 17h
FICHA TÉCNICA:
Leitura dramatizada da peça “Caminhos de Esperança”