Junto da recém-lançada “Real Grandeza”, o conjunto Oruã antecipa seu novo álbum, “PASSE” com uma reflexão sobre saúde mental e superação no single “Miragem”. A faixa está disponível em todas as plataformas via Transfusão Noise Records e chega próximo ao começo da nova turnê da banda pelos Estados Unidos com a Dad Bod junto de um clipe com a dança e a liberdade como personagens.
“’Miragem’ nasceu perto do mar, enquanto três quartos da banda moravam juntos por algum tempo. As letras combinavam sentimentos de alívio e dor, porque vivíamos no paraíso enquanto também lidávamos com eventos difíceis em nossas vidas. Tornou-se uma música sobre pessoas que estão deprimidas e como elas ainda podem ajudar outras pessoas que também estão deprimidas”, conta Lê Almeida (vocal/guitarra), que forma a banda com Phill Fernandes (bateria), João Casaes (sintetizadores) e Bigú Medine (baixo).
O grupo combina elementos de post-punk, krautrock, guitarra brasileira e noise. Formado na cena independente do Rio de Janeiro, realizou algumas turnês internacionais onde foi descoberto por Doug Martsch, líder da banda americana Built to Spill, o que fez com que Lê e Casaes colaborassem ativamente do último álbum “When the Wind Forgets Your Name”. Os brasileiros gravaram e mixaram no disco.
A discografia da Oruã se iniciou ainda em 2017, com o álbum de estreia “Sem Bênção / Sem Crença”, seguido por “Romã” (2019) e “Íngreme” (2021). Durante sua jornada, o grupo acompanhou de perto tanto a ascensão do extremismo político no Brasil quanto uma crescente consciência racial no país. Essas experiências moldaram sua música e os levaram a explorar novos territórios sonoros, levando Oruã a conquistar o mercado estrangeiro e fãs com sua mistura de influências brasileiras e rock experimental.
Com mais de 120 shows fora do país nos últimos 3 anos, a Oruã lançou uma campanha de crowdfunding para financiar os gastos para uma nova turnê pelos Estados Unidos. A campanha no GoFundMe foi realizada para financiar burocracias e logísticas.
O que sobrar da campanha, será usado para finalizar onovo álbum. “Qualquer dinheiro extra arrecadado além do que precisamos agora será destinado ao novo álbum que estamos terminando. Começamos a gravar em 2022 e continuamos fazendo isso em vários lugares ao redor do mundo. Convido calorosamente todas as pessoas que sempre admiraram meu trabalho a colaborar e espalhar esta mensagem”, conclui Lê Almeida.
Turnê norte-americana 2024:
19 de julho – Boise, ID – Neurolux
21 de julho – Astoria, OR – Columbian Theater
22 de julho – Portland, OR – Swan Dive
23 de julho – Seattle, WA – Chop Suey
25 de julho – Eugene, OR – Sam Bond’s Garage
26 de julho – Arcata, CA – Miniplex
27 de julho – San Francisco, CA – El Rio
28 de julho – Los Angeles, CA – The Paramount
29 de julho – San Diego, CA – Soda Bar
30 de julho – Phoenix, AZ – Linger Longer Lounge
31 de julho – Albuquerque, NM – The Minnow
3 de agosto – Austin, TX – The 13th Floor
7 de agosto – Gainesville, FL – How Bazaar
8 de agosto – Tampa, FL – Hooch & Hive
11 de agosto – Durham, NC – Rubies on 5 Points
12 de agosto – Washington, DC – The Garage
14 de agosto – Philadelphia, PA – PhilaMOCA
15 de agosto – New York, NY – Baker Falls x Knitting Factory
17 de agosto – Pittsburgh, PA – Poetry
18 de agosto – Detroit, MI – Lager House
19 de agosto – Windsor, ON, Canadá – Meteor
20 de agosto – Chicago, IL – Burlington Bar
21 de agosto – Minneapolis, MN – Cloudland
23 de agosto – Colorado Springs, CO – Lulus
24 de agosto – Denver, CO – Larimer Lounge
25 de agosto – Salt Lake City, UT – DLC ** apenas ORUÃ