A ítalo-venezuelana Manu Napolitano e o destaque do samba Ana Costa se unem em single e clipe. “Nesse Farol” estará em novo EP de Manu e prova que a música é linguagem universal.
A cantora, violonista e compositora ítalo-venezuelana Manu Napolitano faz uma ponte entre países ao unir-se ao talento da brasileira Ana Costa em novos lançamentos gravados no Rio de Janeiro. Após lançarem “Perdida no Tempo”, surge a poética e envolvente “Nesse Farol”, uma música sobre o poder do amor e de sua luz que chega junto de um clipe.
A música ganhou uma estreia ao vivo durante a recente turnê de Ana Costa pela Itália, onde cantou a música acompanhada pela compositora Manu Napolitano no violão e na voz. A colaboração foi gravada no Estúdio Lontra Music, no Rio de Janeiro, com produção de Ana. Na gravação participaram nomes de destaque como Maíra Freitas, Marfa Kurakina, Geiza Carvalho, além da própria Manu Napolitano no violão clássico.
A música destaca uma melodia quase lírica, com o violão evocando a oscilação das ondas de um farol. No final, a música se transforma em um samba avassalador, expressando a explosão de alegria e felicidade. A versão espanhola, “Farol”, emocionou as Madres argentinas da Plaza de Mayo e foi interpretada em eventos de destaque, como a entrega do Prêmio Internacional de Direitos Humanos em 2006 na Itália.
Essas questões humanitárias fazem parte da vida e da obra de Manu, que é etnomusicóloga e violonista experiente, cuja jornada musical a levou a explorar uma variedade de gêneros e culturas ao redor do mundo. Desde suas experiências com o povo indígena amazônico Shuar até suas colaborações musicais na Europa e na China, Manu é uma artista cuja paixão pela música transcende fronteiras e conecta pessoas de diferentes origens.
Ao longo de sua carreira, dedicou sua música a causas importantes, incluindo os direitos das mulheres. Seu single “Muitas Marias” foi uma homenagem à socióloga, deputada e ativista carioca Marielle Franco, enquanto a música “La sarta – Costureira da montanha” foi lançada em memória dos “pracinhas” brasileiros que lutaram contra o exército alemão nas montanhas italianas durante a Segunda Guerra Mundial.
Com um repertório diversificado que vai do samba jazz à música tradicional brasileira, Manu Napolitano continua surpreendendo por romper fronteiras e mostrar que música é a linguagem universal. “Nesse Farol” está disponível em todas as plataformas de música.
Ficha Técnica:
Voz: Ana Costa
Violão: Manu Napolitano
Piano elétrico Rhodes: Maíra Freitas
Baixo: Marfa Kurakina
Percussão: Geiza Carvalho
Direção artística: Ana Costa
Estúdio de gravação: Lontra Music, Rio de Janeiro
Engenheiro de som: João Lontra
Mixagem e Masterização: Ana Costa
Vídeo Nesse Farol:
Direção, montagem, e motion design: Francesco Fissi