A cantora, compositora e produtora musical gaúcha Kristal Werner narra, em seu novo lançamento, “Cachaça de Gengibre”, uma história de amor platônica, baseada em um romance fantasioso que floresceu na imaginação apaixonada da artista. O single é uma envolvente mistura de R&B e Neo Soul, com nuances de brasilidades.
“A música fala sobre um romance que aconteceu só dentro da minha cabeça, com uma guria que eu era afim. Ele até chegou a existir na vida real, mas papo de uma noite, porque ela tava em um relacionamento aberto com outra pessoa. Só que a história foi crescendo na minha cabeça, até que eu me dei conta de que eu precisava finalizar essa fanfic. Escrever essa música foi a forma que eu encontrei de fazer isso”, conta Kristal. Além de ser a intérprete da faixa, ela desempenha os papéis de compositora e produtora musical, mergulhando os ouvintes em um universo romântico próprio.
Conhecida por sua voz etérea e sua habilidade em criar, a partir de seus arranjos vocais, ambientes sonoros singulares para os ouvintes, Kristal é uma figura promissora no cenário musical brasileiro. Graduada com láurea acadêmica em Música Popular pela UFRGS e com um EP aclamado, “AURORA”, lançado em 2021, a artista busca se destacar também como produtora musical, em um espaço ainda majoritariamente ocupado por homens cis. Recentemente, lançou o single “AMIGS2”, em parceria com MANDNAH e Duda Raupp, que traz uma mensagem leve e descontraída a respeito das relações sáficas.
“O clipe apresenta o romance, misturando um pouco da realidade com a fantasia que rolou na minha cabeça. Normalmente, quando eu escrevo sobre algo que tá me incomodando, eu consigo observar a situação com outros olhos, de outra perspectiva, e superar o incômodo. Tava cansada de fritar numa ‘fanfic’, então, achei que o melhor seria escrever sobre e tirar de dentro tudo o que estava guardado”, conta ela.
Com vocais gravados nos estúdios In Concert Produções, em Ipanema, o lançamento é da Peneira Musical, que atua como selo, produtora e editora, com o propósito de impulsionar a arte de pessoas LGBTQIAP+, pretas, 50+ e periféricas em geral, apoiando, capacitando e tornando suas carreiras sustentáveis. Foi fundada em 2020, no Rio de Janeiro, pela cantora e compositora Elisa Fernandes, mulher negra, lésbica, periférica e cria de escola de samba, cuja obra e vida se refletem no selo.
Ficha técnica:
Composição, Produção Musical e Interpretação: Kristal Werner
Baixo: Carlos Júnior
Mix e Master: Duda Raupp
Gravado nos estúdios In Concert Produções.
Roteiro: MANDNAH, Kristal Werner, BIAB, Maria Elisa Almeida, Iane Naira