Reverenciando e ressignificando o icônico “Mandamento Black” de Gerson King Combo,Ana Lua e a Funkalização apresenta ao cenário musical um olhar cósmico e futurista, propondo uma experiência dançante e poética no single “Alma Funk”. O single – que também funciona como um manifesto do projeto – cria uma ponte rítmica entre o Brasil de hoje e dos anos setenta nesta que é uma nova amostra do álbum “Soul do Sol”, previsto para janeiro.
“Essa música é uma explosão de vida e inspiração pros dias difíceis e celebração aos dias de vitórias”, explica a cantora, compositora e produtora multimídia Ana Lua. O projeto foi criado pela artista para ser um espaço de experimentação sonora com referências grooveadas e conta com uma big band com um clima de baile.
E o funk de onde eles bebem não é necessariamente o criado dentro da música negra americana e impulsionado pelo furacão James Brown, mas a versão tropical, mesclado na MPB. Seja por pioneiros como o já citado Gerson King Combo e gigantes como Toni Tornado, Marcos Valle, Lady Zu e Banda Black Rio e gerações seguintes com BNegão e Seletores de Frequência, Funk como le gusta e Black Mantra, todos se unem no caldeirão da banda.
“Sinto que minha missão é espalhar a palavra do funk soul brasileiro”, levanta a bandeira. “A big band se formou em 2017, organicamente, sem ser algo planejado. Eu tinha 21 anos na época e fui conhecendo músicos, apresentando o projeto e minhas composições, e eles compraram essa missão, na raça. A real é que a galera sente falta de tocar e de ouvir esse som”.
A banda tem como proposta o resgate da mensagem de amor, união e liberdade do Funk 70, através da música. A faixa foi gravada ao vivo com o grupo em formato big band e mesclada com beat do produtor Vibox. A sonoridade une os timbres orgânicos dos instrumentos, samples eletrônicos e sintetizadores como base para um vocal que experimenta, além do canto, a textura do funk falado de Gerson.
Faixa de onde vem o título do futuro álbum “Soul do Sol”, “Alma Funk” foi produzido pela própria Ana Lua com direção musical de Thomás Gleiser. Junto do single anterior “Jogo de Fun(Key)”, a música está disponível em todas as plataformas de música.