Uma ode à beleza e à poesia do cotidiano. Esse é o tom de “Imperioso Encantamento”, o décimo trabalho de estúdio solo do cantor, compositor e multi-instrumentista andre L. R. mendes. Celebrando a marca de mais de 100 canções gravadas, o projeto de singles mensais culmina em um disco onde a poética da simplicidade encontra a beleza das pequenas coisas. O lançamento chega acompanhado de um clipe para a faixa-título.
O décimo disco de andre L. R. mendes segue a autoralidade radical de seus últimos projetos, contendo apenas canções totalmente compostas, gravadas e pós-produzidas pelo próprio artista. Isso ficou claro ao longo dos últimos meses, com o lançamento dos singles que anunciaram o projeto: a capa, uma pintura assinada por andre, representou o mar, cuja maré ia se enchendo a cada nova faixa.
A marca de 10 discos é festiva não apenas pelo que representa na trajetória de um artista independente, mas também por refletir o otimismo político e social que se tornou sinônimo, para muitos, do primeiro semestre de 2023. Embora chegue em meio à estação mais fria do ano, traz o calor e a intensidade desse momento.
“‘Imperioso Encantamento’ é uma ‘festa do fim do frio do inverno’, é a comemoração do final dos tempos de trevas que se abateu sobre o Brasil em especial (e sobre todo o mundo, claro)”, resume o cantor.
O novo disco soma a uma trajetória já longa na música. andre L. R. mendes deu início à sua carreira nos anos 90 como membro da banda Maria Bacana, lançada pela renomada gravadora RockIt!, de Dado Villa-Lobos. O grupo recebeu o reconhecimento da crítica e foi considerado uma revelação pela revista Bizz em 1997.
Foi apenas em 2011 que andre decidiu embarcar em sua carreira solo com o lançamento do primeiro álbum, intitulado “Bem-Vindo à Navegação”. Demonstrando ser um compositor hiperativo, ele estabeleceu a meta de lançar um álbum por ano, o que seguiu fazendo de 2011 a 2016, quando interrompeu essa sequência por um motivo nobre: o lançamento de um novo disco com a banda Maria Bacana. Os álbuns continuaram em 2018 e de 2020 até este ano, quando chega “Imperioso Encantamento”.
Com seu décimo trabalho, andre L. R. mendes se solidifica como um artista independente com forte veia autoral, um bardo dos tempos atuais que faz de suas canções artesanais um reflexo de suas visões, esperanças e dilemas, e uma tradução dos nossos tempos em forma de poesia. O álbum chega às principais plataformas de música, e o clipe de “Imperioso Encantamento” está no canal de YouTube do artista.
Ficha técnica:
andre L.R. mendes | Imperioso Encantamento (2023)
Composição, pintura da capa, gravação de todos os instrumentos, produção das faixas, guitarra, violão, vocal: andre L. R. mendes