Jeza da Pedra, um destacado rapper suburbano e queer do Rio de Janeiro, transforma seu novo single em uma despedida e um recomeço. Para encerrar uma trilogia de EPs em que reflete sobre os afetos, e em tempo para o Dia dos Namorados, o artista revela “Paixão Cocaine”, uma faixa em que os relacionamentos se tornam tóxicos. Seguindo em uma direção oposta, o lançamento é uma parceria que une as cenas do Rio de Janeiro e Salvador, unindo Jeza aos produtores Black Sheep e Paulo Tiano.
A intensidade dos amores e desejos é o tema central dos EPs mais recentes de Jeza da Pedra. “Paixão Cocaine” segue os passos do delicado, porém melancólico “Arquitetura da Despedida (Sete Estações)” (2021) e do romance lúdico de “Amores Líquidos” (2022), este último em parceria com o beatmaker Xavier2bit.
Agora, Jeza explora o lado viciante de um amor que embriaga e os riscos envolvidos nessa entrega. Ele alerta: “É preciso saber apreciar a brisa da paixão com responsabilidade. Se você se vicia, a probabilidade de ficar em uma situação de vulnerabilidade emocional aumenta. Aquilo que antes te fazia bem começa a te deixar mal, é catastrófico, como uma dependência química.”
“Paixão Cocaine” combina os versos de Jeza com a assinatura dos beats de dois dos principais novos expoentes da produção musical baiana. Black Sheep é uma figura notável da música eletrônica de Salvador, e Paulo Tiano está à frente do Estúdio Mangus, no icônico bairro da Ribeira, na capital da Bahia. A parceria entre os três surgiu durante os ensaios de estúdio do projeto Lebronx, um grupo de rap criado no Leblon, na periferia da Cidade Baixa, composto por Sennk, Black Sheep e Jeza.
“As músicas do Lebronx seriam lançadas primeiro, mas como um dos integrantes teve que viajar a trabalho, o projeto deu uma pausa, o que acabou dando asas à minha imaginação: fechar a trilogia dos EPs de canções de amor”, relembra Jeza da Pedra.
A letra de “Paixão Cocaine” foi escrita horas antes do retorno de Jeza ao Rio de Janeiro, após passar uma temporada memorável na Cidade Baixa. A música conta com a participação de Black Sheep, que gravou algumas frases com guitarra e criou uma base de violão de nylon que adicionou uma vibe única. A presença de Paulo Tiano, um entusiasta do rock and roll, também foi fundamental e enriqueceu o processo de produção com os beats.
O lançamento de Jeza da Pedra é feito pelo renomado selo carioca LAB 344, somando-se a uma discografia que o consolida como uma das figuras mais proeminentes do cenário do rap. Coroando uma fase prolífica que vem crescendo desde o EP de estreia “Pagofunk Iluminati” (2017), passando pelo projeto em duo Jeza Kassin (em parceria com o renomado produtor), o artista mergulha nas sonoridades periféricas e suburbanas que o moldaram. Entre igrejas evangélicas, terreiros de umbanda, sons populares dos anos 90 e bailes de favela do Rio de Janeiro, Jeza subverte a narrativa do rap em canções de amor, mostrando sua versatilidade e vulnerabilidade.
O novo single “Paixão Cocaine” já está disponível em todas as principais plataformas de música.