Janu é um artista que desafia o esperado na cena de Alagoas. Sua música é um mergulho pessoal, regional e universal, combinando ritmos, estilos, líricas e sotaques de maneiras inesperadas, respeitando a tradição, mas olhando para o futuro. Seu último álbum, “Miolo do Oxente”, de 2022, agora vem acompanhado de um clipe performático da faixa-título e um remix de Luana Flores para “Teu Sorriso”.
Janu se tornou um expoente do efervescente cenário independente alagoano a partir de Arapiraca. Ele mergulha no tradicional e no vanguardista em seus álbuns “Lindeza” e “Miolo do Oxente”. O clipe da faixa-título do álbum é guiado pela dança, que é uma expressão marcante nos ritmos presentes na música, como o brega funk e a música árabe. A dançarina Marcela Fernandes buscou inspirações nesses estilos para criar a coreografia vista no clipe.
O artista explica que a música “Teu Sorriso”, que tem participação das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e que já foi trilha do filme “O Retirante”, do conterrâneo Tarcisio Ferreira, e no especial de 80 anos de Pelé no Esporte Espetacular (TV Globo). , poderia ter um remix turbinado. Foi por isso que procurou Luana Flores, produtora, beatmaker e compositora paraibana que conheceu durante o Porto Musical em Pernambuco, em 2020, e com quem ficou com vontade de colaborar desde então.
“Isso de pegar influências mundiais e misturá-las com a nossa aldeia é uma premissa do Modernismo, desde 22. A diferença de hoje, pelo menos ao meu ver, em relação a movimentos como a tropicália, é que os artistas sentem-se mais à vontade em criar sem amarras, e isso também influencia na nossa forma de fazer arte. E não sou conservador quando se trata de arte. Mudar é o motor da vida. Se a gente não muda e nossas criações não acompanham isso, então tem alguma coisa morta lá dentro”, reflete ele.
O álbum “Miolo do Oxente” e o remix de “Teu Sorriso” estão disponíveis para streaming nas principais plataformas, e o clipe pode ser encontrado no canal do YouTube do artista.