Nossas redes sociais

Telma Brites conquista territórios internacionais com Trilogia Gaia

Cultura

Telma Brites conquista territórios internacionais com Trilogia Gaia

Fascinada pelo mundo artístico, Telma Brites, nascida em 1963 na Bahia, se reencontrou com o universo da literatura em 2015 ao escrever “Gaia – A Roda da Vida”, livro que inicia a Trilogia Gaia. Formada em Ciências Sociais na UFBA, a qual se especializou em antropologia médica, a baiana criada em Cafarnaum viajou até diversos países europeus e encontrou grandes inspirações para a história que hoje tem edição no Brasil, Alemanha e Angola.

Se mudando para território francês em 1987, Telma Brites se tornou uma autodidata e trabalhou como professora de português. Em 2001, ao se mudar para a Alemanha, notou que precisava se adaptar a um novo estilo de vida, pois as escolas alemãs não tinham o idioma como disciplina, e foi nesta situação que sua conexão com a literatura, paixão pela mitologia grega e sonho em ser autora literária reacenderam.

Foi necessário viajar para diferentes cidades para se envolver com a essência da história, sendo a Ilha de Creta, na Grécia, um dos principais pontos de inspiração. Viana do Castelo (Portugal) e Bingen am Rhein (Alemanha) também foram momentos de pura dedicação no enredo fictício da escritora, que já foi indicado a premiações literárias nacionais e garantiu presença da artista nas bienais dos livros dos estados brasileiros e, até mesmo, fora do país.

Com nova edição lançada em 2020 pelo Grupo Editorial Coerência, a autora Telma Brites chega ao Brasil para iniciar uma tour de eventos de lançamento dos livros. No momento, a artista se encontra em Salvador, sendo seu primeiro encontro com leitores e amigos no sábado (08/01), às 17h, na Livraria LDM, localizada no Shopping Paseo Itaigara.

Entrelaçando a fantasia e reflexões sobre laços, a Trilogia Gaia é composta por “Gaia – A Roda da Vida”, “Gaia – O Templo Esquecido” e “Gaia – A Cidade da Luz”, na história os leitores acompanham a jovem órfã sendo protagonista de uma profecia envolvendo descendentes de Poseidon. Enfrentando os dilemas da adolescência e os diversos monstros mitológicos, Gaia segue em uma jornada arriscada ao lado de Jaison, o qual tem uma grande paixão por ela, em território Alemão para aplacar a fúria do Olimpo.

Sobre a autora
Telma Brites Alves nasceu em 1963 na Bahia, onde passou a infância, entre Cafarnaum e o Morro do Chapéu. Aos 10 anos de idade, mudou-se para Salvador, onde fez teatro amador e se formou em Ciências Sociais na UFBA, especializando-se em antropologia médica. Já na adolescência, diferente da maioria dos colegas da mesma idade, gostava de ler Kafka, Simone de Beauvoir e Sartre. Em 1997, mudou-se para a França e conseguiu a titularidade CAPES para lecionar língua portuguesa. Atualmente mora em Sechtem, na Alemanha, onde ensina português em uma escola particular e dedica seu tempo livre para cuidar da família, e realizar o sonho de ser escritora. É casada e tem três filhos.

Sinopse “Gaia – A Roda da Vida”
Após perder os pais, Gaia Gottesstein é obrigada a abandonar a América para viver em uma cidadezinha da Alemanha. Lá, a jovem lida com os habituais dilemas da adolescência enquanto se adapta à nova rotina em um cenário paradisíaco e aparentemente inofensivo, mas que pode esconder segredos. Ao tentar revelá-los, Gaia descobre antigas histórias relacionadas ao passado de sua família e se vê entre deuses e monstros, que saltam das páginas dos livros de mitologia para influenciar diretamente sua vida. É então que ela passa a contar com a ajuda de Jaison, um rapaz de personalidade forte e de passado difícil, sem saber se esse amor será capaz de mantê-la forte o bastante para aplacar a fúria do Olimpo.

Sinopse “Gaia – O Templo Esquecido”
Atormentada pelos pesadelos cada vez mais frequentes, Gaia Gottesstein percebe que uma misteriosa profecia sugere que os deuses do Olimpo estão vivos e que isso pode custar sua vida. Decidida a investigar o desaparecimento de seus pais, mergulha de cabeça no passado de sua família. O que ela não poderia prever é que novas perdas e tensões a levariam à ilha de Ares, local onde suas habilidades e sentimentos serão colocados à prova. Separada de seu amado Jaison, o único que entendia suas agonias, é atraída para uma trama repleta de vingança e redenção, na qual jamais imaginou se envolver.

Sinopse “Gaia – A Cidade da Luz”
Aos sete anos, Gaia parece uma criança comum, mas, ao perder a mãe em um misterioso acidente aéreo e, nove anos depois, ver o pai desaparecer no fundo do oceano sem deixar vestígios, sua vida se transforma. Durante uma temporada com os tios na Alemanha, ela enfrenta inúmeros desafios e descobre que a trajetória de sua família está atrelada às épicas histórias da mitologia grega. Prestes a se lançar em uma cratera que põe em risco a sua vida, Gaia confronta um destino do qual nem mesmo o seu amado Jaison pode a proteger. A fúria doentia do deus do mar é implacável, mas a morte é a chave para ultrapassar a última porta que desvendará o enigma profético. Gaia e Jaison estarão preparados para confrontar as leis quânticas e sair ilesos dessa odisseia?

 

 

Continuar lendo
You may also like...
Comentários

Mais em Cultura

Topo