Nossas redes sociais

Recreio questiona padrões e expectativas em single duplo de estreia

Música

Recreio questiona padrões e expectativas em single duplo de estreia

Recreio faz das faixas “Por que o ódio?” e “Eu não quero ser mais um” duas impactantes declarações de sua chegada ao cenário nacional. Trazendo uma identidade de projeto coletivo que mescla uma  produção musical, audiovisual e de performance direto de Porto Alegre, o grupo usa o single duplo como seu cartão de visita para uma sonoridade sem amarras que vai do indie pop à neo-psicodelia. 

 

Ouça “Por que o ódio?”: https://onerpm.link/784934462714

Ouça “Eu não quero ser mais um”: https://onerpm.link/729528745507

 

Formada por André Garbini (bateria), Arthur Valandro (voz, guitarra, violão e sintetizador), Bernard Simon (baixo e guitarra), Gabriel Burin (sintetizador) e Ricardo De Carli (sampler e efeitos), a Recreio convidou a artista Letícia Lopes para elaborar uma pintura original para as capas. A partir de percepções dos músicos sobre as sensações e intenções de cada faixa – sobre névoas, escuro e ambiguidade -, ela traduziu em imagem a forte conexão narrativa entre as duas composições, habitando um espaço compartilhado entre ambas, mesmo que partam de locais diferentes.

 

“Por que o ódio?” e “Eu não quero ser mais um” dialogam entre si ao imaginar alguém que entra em contato com sentimentos concomitantes e paradoxais. A primeira traz a retórica que questiona o motivo do ódio, ao mesmo tempo em que constata a existência do sentimento. Entre texturas ásperas e movimentos erráticos, vocais cristalinos irrompem o cenário obscuro da segunda faixa, que aborda uma identificação e repulsa com sentimentos inerentes à masculinidade.

 

As canções são a primeira amostra da Recreio. Mais que uma banda, é um coletivo musical independente que surgiu em 2021 ao se metamorfosear, ao longo de dois anos, a partir do projeto Soundlights, com base em Porto Alegre e que esteve em atividade desde 2015. Com o EP “Sons que vêm do sítio”, se apresentaram por todo o sul e sudeste com seus sete músicos. Na Recreio, a figura do compositor e artista migra do individual para o coletivo, possibilitando operar como um organismo maior que pretende criar mensagens potentes a partir de múltiplas vozes e de diversas disciplinas, transitando entre a música, o audiovisual e a performance artística.

 

O single duplo estabelece o som da Recreio a partir das suas próprias inquietações internas, um processo compartilhado entre os músicos e agora dividido com o público. As faixas estão disponíveis nas principais plataformas.

 

Continuar lendo
You may also like...
Comentários

Mais em Música

Topo