Nossas redes sociais

Quem é Chloé Zhao, a primeira mulher não branca a ganhar o Oscar de Melhor Diretor

Cinema

Quem é Chloé Zhao, a primeira mulher não branca a ganhar o Oscar de Melhor Diretor

Chloé Zhao escreveu história no 93º Oscar Awards. Ela se tornou a segunda mulher a ganhar o prêmio de melhor diretor, mas também a primeira mulher não branca voltar para casa com essa distinção. 

Chloé Zhao fez 39 anos no final de março, mas o presente mais lindo veio ontem à noite, no Oscar . 

Chloé Zhao ganhou o Oscar de Melhor Diretor por Nomadland. Ela é a segunda mulher na história da gala a ganhar um Oscar de direção e a primeira mulher de cor a receber esse reconhecimento. O filme dirigido por Chloé Zhao também ganhou o troféu mais cobiçado da noite, o de melhor filme. 

O filme Nomland conta a história de uma mulher de 60 anos que perde tudo o que tinha e embarca em uma viagem pelo oeste americano, vivendo a vida de um nômade moderno. O elenco inclui os atores Frances McDormand, David Strathairn e Linda May. Com seu papel em Nomland, Frances McDormand ganhou o prêmio de Melhor Atriz Principal. 

Este prêmio é para todos aqueles que têm fé e coragem de manter a bondade, não importa o quão difícil seja para eles fazer isso ”, disse a diretora em seu discurso de aceitação.

Chloe nasceu em 31 de março de 1982, em Pequim, China. Seu pai era o diretor de uma empresa siderúrgica, enquanto sua madrasta é a conhecida atriz de comédia chinesa: Song Dandan. 

Até os 14 anos, Chloe estudou em Pequim, então seus pais a enviaram para o Reino Unido, onde ela aprendeu inglês. Ela foi para a universidade na América, onde estudou ciência política. Ela percebeu que não foi feita para isso, então se matriculou na Escola de Artes de Nova York. 

Chloé Zhao é considerada pela crítica um dos mais talentosos diretores, roteiristas e produtores de filmes. Seu primeiro longa-metragem foi lançado em 2015 e se chamava “Songs My Brothers Taught Me“. Seguiu-se “C?l?re?ul” em 2017, produção com a qual foi nomeada para o Independent Spirit Award, nas categorias de melhor filme e melhor realizador.

Com Nomland, ela ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza em 2020. Ela também ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor por Nomland. Este ano estreia Eternals, que faz parte do Universo Cinematográfico Marvel e é dirigido por Chloe. 

Continuar lendo
You may also like...
Comentários

Mais em Cinema

Topo